4.10.16

chamamento à oração

Chegámos a Mostar já com a suave luz de fim de tarde. No céu o resto das nuvens que ficaram depois da tempestade com que nos recebeu aquele país. Depois do peso e da densidade, tornou-se ainda mais evidente a diversidade cultural que existia por ali. Casas de pedra de estilo europeu que delineavam um labirinto de ruas cheias de pequenas lojas que só nos recordavam uma medina árabe. Gente dos mais diversos estilos, costumes e raças que ali viviam. As torres das mesquitas e das igrejas católicas que competiam entre si o rasgar daqueles céus. A água fresca do rio que corria por entre os recantos mais antigos. E as montanhas, sempre imponentes, a toda a volta.






fotos de meiomaio




.
De repente, logo após o sol se pôr, no momento em que tudo à nossa volta se pinta com a luz azul do anoitecer, o canto de chamamento à oração começou a soar do alto das torres das mesquitas.
E foi um daqueles momentos em que tudo se inunda de uma atmosfera mágica das que enchem o peito e que nos dizem que aquele país nos ia marcar de uma forma que nunca mais poderíamos esquecer.

Mostar, Bósnia e Herzegovina

2 comentários:

  1. Deu para perceber o que sentiste. Pelas imagens. E muito pelas palavras, pela maneira como descreves esse canto que convocava à oração. Andaste (mais uma vez) por sítios onde quero ir. Pensava eu que seria em grande parte pela comida e pelos vinhos de que não se fala quase nada. Mas nem imaginas como estas tuas imagens me dizem que estes lugares serão muito para além do que antecipo. Obrigada:)

    Um beijo grande, linda Ana.

    Mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que estas imagens te inspiram a conhecer mais desse país tão pouco conhecido, e que é uma surpresa tão boa, só por isso já vale (tanto) a pena toda esta partilha :)
      Um beijinho, querida Mar *

      Eliminar