17.2.17

da importância da contemplação

Naquela cidade as pessoas ainda sabem parar.
Sentar-se à porta de casa, na marginal, ou num passeio numa esquina qualquer e tomar calmamente o seu mate. E não, em nada tem que ver com o nosso ritual do café. O mate não necessita explanada. Leva-se o termo debaixo do braço e pára-se onde apetecer. E todo aquele ritual da água quente que ensopa as ervas amargas combina tão bem com a calma de simplesmente ficar a ver a vida passar. Sim, ali ainda se sabe a importância da contemplação.

Naquele dia tinha chegado sozinha àquela cidade, depois de apanhar um autocarro local que me levava dos arredores ao centro. E naquele dia sim, pude senti-la. Ao meu ritmo. No início nada me dizia em especial, mas é preciso a calma, essa tal contemplação, e tudo chega a seu tempo. E a mim chegaram-me umas ruas inesperadamente calmas e silenciosas, com casas baixas e de uma arquitectura bastante familiar, recortadas pelo claro-escuro das sombras das árvores com as suas folhas de um verde claro, quase em tons de amarelo. Era final de tarde, e essa doçura ajuda a tudo, é verdade. E percorri-as sem rumo definido. Um senhor de já bastante idade que tomava o seu mate à porta de casa perguntou-me “Qué buscas?”. “Cosas bonitas. Y esta luz.” disse-lhe. Disse-me também com orgulho que ali iam abrir uma livraria. E continuei, até chegar ao mar, onde a luz banhava tudo de um ouro claro e luminoso. E sentei-me, como tanta gente, a vê-la como pouco a pouco se tornava mais suave. Assim, calmamente, como faziam por ali.
















fotos de meiomaio


.
Montevideo, Uruguay

6 comentários:

  1. Suas fotografias (belíssimas!) conversam conosco; ora um Fidel que se apaga num muro de cartazes, ora duas senhoras a atravessarem a rua com cadeiras de sol... Gosto também dos contrastes, do novo e do velho, como nas fotos de arquiteturas de prédios.

    Obrigada por me trazer poesia em pixels.

    Tenha uma boa sexta-feira e um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh, querida Larissa, muito obrigada pelas tuas palavras. ♥♥
      Um dia bonito para ti e um beijinho *

      Eliminar