12.11.16

o bosque dos cristais

Apenas um papel escrito à mão num idioma irreconhecível para ali chegar. E que falássemos com o Kisa, em Kreševo. Disse-nos o rapaz que o escreveu, um jovem artesão que vendia nas ruas, em Split, na Croácia. Nada mais sabíamos. Apenas que era o bosque dos cristais, e só por esse nome não o podíamos deixar passar. Chegámos a Kreševo, uma aldeia entre montanhas não muito longe de Sarajevo. E aquele papel fez milagres.
A policia trouxe-nos o Kisa, um senhor dono de uma voz forte e uma enorme simpatia que com a comunicação que os gestos e algumas palavras soltas em alemão permitiam nos levou a jantar com ele e os seus amigos num autentico tasco bósnio. Ali a generosidade daquele povo não teve limites. Deram-nos tudo. Comida, companhia, risos, conversa, e uma casinha de madeira no alto da montanha. No meio do bosque dos cristais. “Fiquem lá o tempo que quiserem!” E deram-nos um mapa feito à mão para não nos perdermos nos caminhos de terra montanha a cima que nos levavam até ela.
E assim chegámos. E foram uns dias passados no meio de um bosque mágico. Foi o voltar a sentir a chuva, a água fresca e as noites húmidas depois de um Verão sufocante na Croácia. Todo aquele ar da montanha, tão limpo. No meio daquele bosque com tanto de puro como de denso. Não só pela densidade da vegetação, mas por todas as histórias que guardava debaixo das copas daquelas árvores. A magia dos cristais e o peso das marcas da guerra.















fotos de meiomaio


.
Kreševo, Bósnia e Herzegovina

2 comentários:

  1. Consegues, com a tua partilha de lindas palavras e lindas fotos, fazer-nos viajar no tempo e transportar-nos ao "mundo em que viveste". Deve ter sido mágico.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por poder conseguir passar um pouco da beleza destes sítios :)
      Um beijinho!

      Eliminar