3.7.12

As cidades têm destas coisas. Pormenores que encerram histórias e memórias de outro tempo e que persistem em continuar para que não nos esqueçamos. Pormenores que têm piada e que nos dão um certo conforto.
A coruja pensativa que nos observa do alto de um edifício na Diagonal é um desses pormenores. Há anos que a cidade de Barcelona decidiu controlar e retirar os anúncios luminosos do topo dos prédios. Um por um, os néons que anunciavam esta ou aquela empresa foram sendo apagados e com eles uma das memórias dessa época. Mas a coruja ficou. Reduzida, solitária, mas ficou. Sem as penas de luz e o rótulo da empresa proprietária, mas com o olhar fixo. Um bastião orgulhoso que teima em acender os enormes olhos ao início da noite (porque, como diz o filósofo, "a coruja de Minerva só levanta vôo ao crepúsculo") e lançar-nos uma piscadela de vez em quando.
Não foi por esquecimento que ficou. Foi porque era um símbolo daquela zona da cidade, porque é querida por todos, grandes e pequenos, porque está ali para nos olhar, lá do alto, em silêncio, para nos guardar a noite.
_

Las ciudades tienen estas cosas. Detalles que tienen historias y memorias de otro tiempo y que siguen ahí para que no los olvidemos. Detalles divertidos y que nos hacen sentir confortables.
El búho pensativo que nos observa desde lo alto de un edificio de Diagonal es un de eses detalles. Hace unos años, el Ayuntamiento de Barcelona empezó a controlar y desmontar los anuncios de las azoteas de los edificios. Los rótulos fueran apagados y desmontados uno a uno y con ellos una de las memorias de ese tiempo. Pero, al final, el búho se quedó. Reducido, solitario, pero se quedó. Sin las plumas luminosas y sin el rótulos de la empresa pero con la mirada fija. Un baluarte orgulloso que sigue encendiendo sus ojos al inicio de la noche (porque "el búho de Minerva sólo inicia su vuelo a la hora del crepúsculo", como dijo el filósofo) y nos guiña de vez en cuando.
No se quedó ahí porque se olvidaron de él. Se quedó porque ya era un símbolo de esa zona de la ciudad, por a lo mucho que le gusta a la gente, porque está ahí para nos mirar, de lo alto, en silencio, para vigilar la noche.




fotos de meiomaio

4 comentários:

  1. Incrivel, que olhos os da coruja.

    Adorei o post.

    Daniela

    ResponderEliminar
  2. Que coruja imponente! Eu acho-as com graça, misteriosas e interessantes.

    ResponderEliminar
  3. estavas mesmo inspirado. Que bonito e que escreves e a coruja
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que a coruja ficou para vigiar a cidade. Fica linda la no alto :)

    ResponderEliminar