27.6.16

tão nosso

Às vezes é preciso sair para ver realmente o que somos. Ou poder ver o melhor de nós (o tal “ver de fora”). Depois de viver noutro país, que apesar de tudo não é assim tão diferente, durante quase cinco anos; depois de viajar por vários países do Sul da Europa, entendem-se as parecenças, mas ainda mais as diferenças que nos tornam únicos. Talvez nas subtilezas esteja a verdadeira identidade dos sítios. Aquelas que não se vêm quando se passa, aquelas que se sentem quando se vive.

E num voltar a olhar o nosso país com o fascínio de quem (re)descobre algo, sinto sem dúvida que uma das melhores coisas que temos é a nossa autenticidade. Mesmo em plena cidade, a aldeia, o nosso lado mais simples e humilde está sempre ali. Sim, as cores estridentes, o popularucho, o cheiro a sardinhas, as bandeiras, os tascos, o futebol (na televisão e o que os putos jogam nas praças), os bailaricos, o falar alto, a brutalidade (tão mais pura que tanta falsa simpatia), a broa, o caldo-verde (sempre numa malga de barro), a roupa estendida cá fora, os manjericos, a gente de bairro. Todas estas coisas que apesar de tanto gourmet, sunset, hostel, experience, ainda se mantêm (e por favor, que não se percam).
E nestes dias, nas ruas, tudo isto estava mais presente que nunca.










.


Depois, é ao juntar todo este ambiente com a nosso lado de profundidade e melancolia (aquela luz ao final da tarde, os miradouros, o fado, a decadência, a poesia) que se cria aquela maravilhosa dualidade que é, sem dúvida, o melhor de nós.
Que se mantenha.


fotos de meiomaio


.
Porto, Portugal
uns dias antes do São João

8 comentários:

  1. Adorei ver o nosso país pela tua lente e sensibilidade. A cidade do Porto é tão bonita! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Joana ♥
      É mesmo, linda, linda :)
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Lindo, lindo.
    Sim, que nunca percamos a nossa identidade, que nunca deixemos de ser únicos e também não percamos a capacidae de admirar essa autenticidade.
    Lindo texto e lindas fotos, como sempre.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Arrepias-me com a sensibilidade e maneira como vês as coisas.
    Eu vi, sei e senti a maneira como o fazes, vem de dentro, com amor , com paixão, admiração, vem do ser que há em ti.
    È um dom lindo, maravilhoso, muito mais que uma simples imagem a maneira como fotografas os pormenores desta cidade e de muitos outros locais maravilhosos que presenciaste, pois não se trata só de talento, porque vem da alma.
    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Adoro, adoro mesmo ler-te e ver as tuas imagens!
    Gosto tanto do que é nosso, e da maneira tão bonita como o vês.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Inês pelas palavras bonitas. ♥

      Eliminar